domingo, 27 de janeiro de 2013

CREIO EM DEUS

O que significa dizer "Eu creio em Deus"? Papa explica na catequese

 Na catequese desta quarta-feira, 23, o Papa Bento XVI começou uma reflexão sobre o Credo, a profissão de fé, dando continuidade ao ciclo de catequeses dedicadas ao Ano da Fé. Enfatizando o exemplo de Abraão, que aceitou plenamente o chamado de Deus, Bento XVI explicou especificamente o significado da expressão “Eu creio em Deus", que inicia a oração cristã.
Essa afirmação, “Eu creio em Deus” é, segundo o Papa, fundamental, e embora aparentemente simples, abre ao infinito mundo do relacionamento com o Senhor e com o seu mistério. “Crer em Deus implica adesão a Ele, acolhimento da sua Palavra e obediência alegre à sua revelação”.
E para escutar o que Deus tem a dizer ao ser humano, Bento XVI indicou a Sagrada Escritura. Ele lembrou que toda a Bíblia fala de fé e ensina a fé narrando a história em que Deus se faz próximo do homem através de tantas figuras de pessoas que acreditam Nele e confiam Nele. Uma dessas pessoas é Abraão.
“E é propriamente sobre Abraão que gostaria de concentrar-me e concentrar a nossa atenção, porque é ele a primeira grande figura de referência para falar de fé em Deus: Abraão o grande patriarca, modelo exemplar, pai de todos os crentes (cfr Rm 4, 11-12)”
E o fato de Abraão ter tido uma fé inabalável, ao continuar aceitando a vontade de Deus mesmo quando os caminhos lhe pareciam misteriosos, tem um significado especial para todos os crentes. Conforme explicou o Santo Padre, quando se diz “Eu creio em Deus”, está-se dizendo da mesma forma que disse Abraão, que confiou em Deus.
“Dizer 'Eu creio em Deus' significa fundar sobre Ele a minha vida, deixar que a sua Palavra a oriente a cada dia, nas escolhas concretas, sem medo de perder algo de mim mesmo”, enfatizou o Pontífice.
Por fim, o Santo Padre destacou que a crença em Deus leva a uma contínua saída de si mesmo, da mesma forma que o fez Abraão, para levar à vida diária a certeza que vem da fé: “a certeza, isso é, da presença de Deus na história, também hoje; uma presença que leva vida e salvação, e nos abre a um futuro com Ele para uma plenitude de vida que não conhecerá nunca o pôr do sol”.


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

ENCONTRO DE CATEQUISTAS NA PARÓQUIA DE VIEIRÓPOLIS

A Comissão Diocesana Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Cajazeiras realizou na última sexta – feira dia 18, um encontro de formação inicial  para catequistas da Paróquia São Joaquim e Santana da cidade de Vieirópolis. Na ocasião foi estudado e refletido os temas: A catequese faz história na humanidade e o Ritual da iniciação cristã de adultos. O encontro foi ministrado pelo Pe. Franciarley Duarte – Coordenador Diocesano de Catequese da Diocese de Cajazeiras e também contou com a assessoria de Maria Almeida e Lígia Ferreira – ambas catequistas e agentes de comunicação da referida comissão.
Estavam presentes 26 catequistas das diversas comunidades que compõem a Paróquia. no final do encontro o Pe. Eliseu – Administrador Paroquial agradeceu a presença da comissão e de todos os catequistas que estavam presentes. Após a bênção final todos pousaram para a foto oficial e em seguida  foi oferecido o almoço para todos os participantes.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ESCOLA REGIONAL DE CATEQUESE

A Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste II realizou no período de 10 a 13 de janeiro, o estudo do primeiro módulo da Escola Regional de Catequese Irmã Visitatio com o objetivo de preparar catequistas para bem desenvolver a missão catequética nas dioceses e paróquias do nosso regional.
A Aula inaugural aconteceu na noite do dia 10 com a mesa redonda composta por Dom Mariano, Pe. Élison e demais professores do curso sobre a temática: Formação de Catequistas para Iniciação à Vida Cristã. O curso será realizado em quatro módulos no período de dois anos.
O primeiro módulo teve como tema: O Querigma: Eixo Bíblico-Catequético. Dentro desta modalidade estudamos as disciplinas: Introdução à Sagrada Escritura- ministrada pelo Pe. Élison Silva da Arquidiocese de Maceió e coordenador de Catequese do Regional Nordeste II; Caminhos de Interpretação da Palavra -ministrada pelo Diác. Edmar da Arquidiocese de Natal; Jesus Cristo: Cartas Paulinas- minsitrada pelo Esp.em Catequese Pe. Jorge Ivan da Arquidiocese da Paraíba e Jesus Cristo: Escritos Joaninos - ministrado pelo Profº  Luiz Carlos da Arquidiocese de Maceió.
         Na ocasião contamos com a presença integral de Dom Mariano Manzana - Bispo responsável pela Comissão Regional Pastoral para Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste II. 
         O Regional Nordeste II é composto por 21 dioceses, porém apenas 14 estavam presentes, somando um total de 41 catequistas participantes.
A Diocese de Cajazeiras estava representada pelas catequistas: Maria Almeida da Paróquia São Francisco de Assis da cidade de Riacho dos Cavalos e Maria José Alves Formiga da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso da cidade de Pombal. A escola foi realizada no Convento Seráfico Santo Antônio no Sítio Ipuarana Zona Rural da cidade de Lagoa Seca/PB. O segundo módulo: Catecumenato: Eixo teológico-catequético acontecerá de 27 a 30 de junho na mesma localidade.